Quando o click desaparece - com Elevation Worship

Na parada de San Antonio no Elevation Nights Tour, Scott Gardner, tecladista do Elevation Worship, perdeu o click em seus fones in-ear durante o set acústico. Chris Brown percebeu o que estava acontecendo e sutilmente, mas efetivamente, manteve Scott dentro do andamento.

A Elevation compartilhou o momento no Instagram, e gerou uma avalanche de opiniões e comentários de pessoas que ou estavam impressionadas, ou já haviam passaram por isso - ou as duas coisas!

Nós ficamos no time dos impressionados e decidimos aprofundar o assunto com Scott, perguntando como ele permaneceu tão calmo, pedindo dicas práticas para quando isso acontecer no culto de domingo e muito mais.


Como todo mundo, nós adoramos o vídeo que a Elevation compartilhou no instagram quando você acabou perdendo o click nos seus ouvidos e como o Chris Brown ajudou para que você se mantivesse no andamento. Você pode nos dizer mais sobre o que aconteceu? Como você e Chris foram capazes de se comunicar silenciosamente?

San Antonio foi, com certeza, uma noite interessante.

Há um ponto no show em que faríamos a transição para a frente do palco para fazer um cenário acústico. Eu estava tocando enquanto os ministros estavam criando aquele momento. Bem na hora de começar o set, o click não começou no meu ouvido.

Neste momento, havia milhares de pessoas assistindo e prontas para o set. Então ou a gente interrompia o fluxo do show para consertar o problema ou a gente continuava. Eu decidi continuar.

Mas o verdadeiro segredo é que eu realmente pensei que todos no palco não tinham o click nos fones e que algo poderia ter acontecido com nossa sessão porque fizemos alguns novos ajustes nesse set bem antes do início do espetáculo. Eu não tinha idéia de que eu era o único sem click até a metade da última música do set. Eu tenho ministrado com o Chris há cerca de 2-3 anos. Ele sabia que algo estava errado desde o início do set. 

Que música você estava tocando quando o click parou?

Estávamos fazendo um set de cinco canções que incluía “Million Little Miracles,” “See A Victory,” “Never Lost,” “Shall Not Want” e “Jireh.”

Quanto tempo você ficou sem o metrônomo, e quando que o Chris veio te resgatar? 

Eu fiquei sem click o tempo todo durante este set acústico. Por isso, desde o início, decidi apenas me amarrar ao vocal de Chris e antecipar o ritmo de acordo com o que ele cantava.

Notei Chris batendo na metade da primeira canção, mas pude notar um dos outros ministros, Isaiah "Zeek" Templeton, batendo o pé para ajudar também no ritmo. Consegui também sincronizar com nosso MD para esta turnê, Joey Signa, que tocou violão naquele set em particular. Uma vez que ele começou a tocar, eu pude me alinhar ao ritmo com ele.

Foi definitivamente um trabalho em equipe.

Você ficou muito calmo (assim como o Chris). Como você mantém a calma e não entra em pânico? Você já esteve em uma situação como esta antes? 

Consegui manter minha calma apenas me lembrando como era a vida antes de começar a usar o metrônomo.

Há muito tempo que toco teclado. Portanto, já vivi mais anos sem o uso do click do que com o click na minha carreira. Também confiei no fato de estar preparado através de ensaios e de confiar em todos com quem eu estava no palco na hora. Na minha cabeça, estávamos todos juntos nisto.

"O uso de uma track de metrônomo é uma coisa interessante... por um lado, tem ajudado dramaticamente nossa equipe ao longo dos anos a jogar junto e a permanecer sincronizada. E, claro, ter a capacidade de usar MultiTracks em nossas músicas tem acrescentado muito aos nossos sets. Mas, por outro lado, você pode se tornar um escravo se não tiver cuidado, e isso pode se tornar uma muleta. Como músico, você deve permanecer no lugar do motorista e ter certeza de que o click está servindo o propósito final de sua equipe".

- Chris Brown

O que normalmente causa algo assim e como você evita que isso aconteça? 

Neste caso, houve uma simples troca com meu pack de fone de ouvido. Ne deram o aparelho errado antes de eu descer para o palco central do set acústico.

O melhor a fazer em casos como esse é sempre verificar com seu engenheiro de áudio antes mesmo que a experiência comece. 

Você recomenda uma configuração de redundância para coisas como esta? Como seria isso?

Acredito que ter algo tão simples como um talk back teria sido mais do que suficiente para ajudar com o problema. Não havia maneira de comunicar a ninguém que eu estava sem o click na hora. 

Você pode compartilhar seu maior momento de falha na produção ao vivo?

É meio difícil superar o que aconteceu em San Antonio, mas uma que me vem à mente aconteceu durante nossa temporada da Páscoa deste ano.

Celebramos a Sexta-feira Santa com uma bela experiência criada pela equipe da Elevation. Uma das canções que cantamos para esta experiência foi "Communion" de Brooke Ligertwood (canção incrível). Se você já ouviu ou tocou esta canção, você sabe que o compasso no refrão pode ser um pouco complicado.

Por alguma razão, alguma coisa aconteceu com a sessão e o click simplesmente saiu do andamento durante a maior parte da canção. De alguma forma, nós conseguimos tocar e cantar com um click que parecia ter dobrado ou pulado em nossos ouvidos.

Que lições você aprendeu desta experiência que você acha que poderiam ajudar os líderes de adoração que podem se encontrar em uma situação semelhante? 

Acho que o maior benefício que alguém pode aprender com uma situação como essa é confiar em toda sua equipe e na preparação que você realiza para um evento como este.

O click é absolutamente uma necessidade, mas é também um privilégio.

Se eu confiasse apenas no click e não confiasse na equipe com a qual tive a honra de compartilhar o palco em todas as noites nesta turnê, talvez eu não tivesse conseguido passar por ela tão facilmente.

Próximo
Próximo

Monitoração: fones in-ear na adoração